domingo, 22 de maio de 2011

Heros Dellavega: talento do "velho oeste"

O velho oeste paranaense é um celeiro de artistas que atuam de forma independente. Talentos de nossa terra dos quais temos que nos orgulhar, artistas profissionais que muitas vezes precisam nadar contra a maré em uma região onde a cultura ainda é subvalorizada, vista como algo secundário.

Como esse sítio busca valorizar a arte e cultura - especialmente a independente - nossa porteira está escancarada para esses profissionais. Quero tomar a liberdade de falar de um grande artista que, acima de tudo, é um camarada pessoal desse escriba: o violeiro Heros Dellavega.

Natural de Cascavel, Dellavega cada vez mais vem adquirindo respeito e carinho por onde passa levando sua arte. Com sua música serena, repleta de poesias e harmonias vivas, o violeiro vem conquistando admiradores dos mais variados estilos, desde o caboclo simples até o mais “letrado”, com composições que fazem um casamento perfeito entre as letras de forte conteúdo e a harmonia dos acordes de sua viola.

Cantor, compositor, instrumentista, poeta, produtor e pesquisador da música popular brasileira, Heros Dellavega – atualmente com 31 anos – escreve poesias desde criança e compôs sua primeira canção aos 9 anos, a Jatazá do Miumbeiro. Aos 18 anos, iniciou sua carreira profissional.

O talento desse caboclo pode ser visto na produção de seu primeiro álbum, O Compositor da Lua, lançado no fim de 2010 e elogiado por grandes nomes da MPB, como Almir Sater. O cascavelense promete repetir a dose em mais uma obra que vem produzindo de maneira independente, o álbum instrumental Magia das águas, que terá 12 músicas inéditas, executadas em várias afinações da viola.  

Dellavega foi destaque em novembro de 2010 na emissora Record News, sendo premiado como artista revelação, melhor interpretação e clipe do ano de 2010 entre mais de 11 mil inscritos pela internet, no quadro talentos do programa Marco Camargo Entrevista. O apresentador e produtor musical rasgou elogios ao compositor paranaense, ao acompanhar sua interpretação de Tocando em frente (de Almir Sater), gravada no Lago Municipal de Cascavel.

Eleito pelos três maiores sites de cifras e tablaturas do Brasil (Cifra club, Vagalume, Pegacifra), como melhor arranjo, cenografia, interpretação e melhor vídeo aula para quem baixar a música Sina de Violeiro do cantor e compositor Renato Teixeira. Classificado pelo portal UOL em 3º lugar entre os artistas solo no seguimento da música folk brasileira, ficando atrás apenas de nomes consagrados como Renato Teixeira e Almir Sater.

Questionado por esse blogueiro sobre a importância dos meios de comunicação na divulgação dos artistas independentes, o violeiro considera essencial o apoio à cultura, mas desabafa quem sem sempre é assim: “Eu batalho muito para ter essa parceria ao meu lado, porém, nem sempre são positivas as respostas finais”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário