segunda-feira, 23 de maio de 2011

Arquétipos presenteia terceira idade

Miguel e Solange no Fringe 2011
A terceira idade de Cascavel será presenteada nesta terça-feira, dia 24, com o espetáculo teatral Sombras de um passado, do Grupo Arquétipos. A companhia - que atua de forma independente e que se dedica ao teatro popular - fará a apresentação da peça que foi um dos destaques do Fringe (Festival Nacional de Teatro) realizado em abril em Curitiba. 

O evento acontecerá no Sesc de Cascavel, a partir das 15 horas, e a entrada é gratuita. O espetáculo Sombras de um passado – encenado pelo casal de artistas profissionais Miguel Joaquim das Neves e Solange Ezequiel – aborda o sofrimento psíquico de Pedro, um homem marginalizado que migra do campo para a cidade. Às voltas com suas lembranças e fantasmas pessoais, percorre as vivências traumáticas antigas e os problemas concretos do presente. 

Além do espetáculo, serão realizados shows de poesia e músicas de autoria de Miguel. Sorteios de brindes e brincadeiras com os grupos da terceira idade também fazem parte da programação.Apesar de ser voltado à galerinha da terceira idade, Miguel aproveita para convidar os mais jovens para também participarem, promovendo assim a integração entre as "turmas". 

Como de praxe, esse será mais um evento cultural promovido pelo casal de artistas sem contar com o apoio de nenhum "centavo oficial". Miguel e Solange contaram apenas com a ajuda de alguns empresários da cidade, uma rotina que já faz parte da vida desses batalhadores da cultura no "velho oeste". 

Apesar da falta de apoio e valorização, o poeta Miguel é um entusiasta quando o assunto é a arte: “A arte é uma forma de quebrar barreiras e incentivar as novas descobertas, a arte por si só tem que ser livre, tem que ir além dos formatos, concretismos e metodologias aplicáveis, tem que ser apenas arte, pois ela tem o poder de revolucionar ideias, despertar censo crítico e mostrar possibilidades que existem em cada um”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário