quinta-feira, 26 de maio de 2011

Seminário 140 anos da Comuna de Paris

A CUT-PR (Central Única dos Trabalhadores do Paraná), a APP Sindicato e o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região realizam nesta sexta-feira, dia 27, o Seminário Comuna de Paris, em memória aos 140 anos de uma das maiores experiências democráticas da história.

As jornadas parisienses de 1871 culminaram com a constituição do primeiro (e único) governo da classe trabalhadora, uma democracia concebida pelo povo e para o povo, diferente de nossas falsas democracias modernas, regimes que servem os interesses de grupos específicos em detrimento ao conjunto dos interesses populares.

A Comuna teve vida curta, durou pouco mais de dois meses e foi logo massacrada pela tropas francesas com a ajuda de Bismarck. Veja o medo que um governo operário - legitimamente de esquerda - causava nas classes privilegiadas, visto que dois exércitos até então em guerra (França e Prússia – atual Alemanha) se uniram extraordinariamente para destruir o levante dos trabalhadores parisienses. Calcula-se um saldo de 30 mil comuneiros mortos, em execuções sumárias, sem qualquer tipo de julgamento.

Mesmo durando pouco e sendo esmagado, o governo operário em Paris deixou suas marcas, especialmente na educação, com a adoção da obrigatoriedade tanto para homens como para mulheres, adoção da escola mista e laica, além de uma de suas primeiras ações ter sido o aumento de salários dos professores, categoria supervalorizada pelo governo proletário.

Além disso, a Comuna adotou algumas leis como a constituição de eleições diretas para cargos como juízes, até então escolhidos por meio de negociatas ou "heranças naturais", além de equiparações entre salários, sendo que um operário passou a ganhar o equivalente a um burocrata estatal. A Comuna desacreditava o parlamentarismo, a institucionalidade burguesa, a política deformada pela corrupção.  

Os comuneiros implantaram uma democracia genuinamente participativa, onde elites não gozavam de privilégios e onde a classe trabalhadora não estava a mercê da lógica da representatividade partidária.  

Em seu livro a Era dos Impérios, o historiador Eric Hobsbawn, afirma que a Comuna de Paris teve “efeitos significativos sobre as elites econômicas que observaram organizações emergirem de modos cada vez mais radicais e dispostas a lutarem por uma nova sociedade”.
 
O Seminário Comuna de Paris acontecerá das 14h às 19h30, no Auditório do Espaço Cultural dos Bancários de Curitiba. É uma grande oportunidade para os moradores da capital do Estado e aqueles de passagem pela cidade conhecerem um pouco dessa grande experiência da classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário