quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pergunta infantil: "Pai, porque a gasolina é tão cara?"


Reproduzo abaixo um artigo enviado pelo camarada e escritor Alceu A. Sperança sobre essa "onda de protestos" da série #PreçoJusto e #NaMesmaMoeda. Vale a pena conferir e, principalmente, refletir. 


 Então o moleque volta da escola, depois de ter visto uma carreata de irados jovens ouvindo seus sertanojos e bate-estacas, entornando vodca dos jeitos russo e alemão*, protestando, indignados, contra o reajuste da gasolina.

Eles se omitem completamente da ação política em sua comunidade e entregam seu destino a governantes e parlamentares com base na propaganda e não na avaliação ideológica. Ignoram a realidade da exploração feroz feita sobre o povo e os recursos naturais do Brasil e, de quebra, não têm muita experiência nesse lance de protestos.

Mas decidiram finalmente protestar, ainda que com seu jeito de samba atravessado. Protestar não contra as causas do aumento da gasolina, que por omissão e analfabetismo político igualmente ignoram, mas contra os postos, que lhes prestam serviços e pouco influem, a não ser quando se metem em cartéis, na formação do preço do combustível ao consumidor.

Fazem negócios em que ganham até o dobro do que investem, pagam sem bufar 40% de sua renda familiar em impostos e taxas e votam maciçamente nos partidos do governo e da oposição que já foi governo antes e fez a mesma coisa quando reinou.

Mas não aceitam que a gasolina também pague 40% entre impostos e taxas, embora eles mesmos paguem até mais de 40%. Quando vão protestar nos postos, que também gastam 40% de sua renda em impostos e taxas, enquanto recebem 8% do valor pago pelo litro, não é quem criou a elevada carga tributária que recebe protestos: quem atura os protestos indignados são os comerciantes dos postos.

Está na cara: esses protestos sem nenhum sentido nem resultado feitos nos postos de abastecimento são puxados por espertíssimos governistas de hoje e malandros governistas de ontem.

Com isso, os dois bandos mantêm a população na ignorância sobre as verdadeiras causas do preço da gasolina ser tão alto: a bovina submissão dos governistas de hoje e dos governistas de ontem às regras do jogo fixadas em algum lugar entre Wall Street e a City.  

Mas aí seu filhinho colegial começa a crivá-lo de perguntas:
– Pai, por que a gasolina é cara?
– Porque grande parte do preço é formada pelos impostos altos.
– Por que os impostos são altos?
– Para pagar o serviço da dívida de quase dois trilhões. Uma pequena parte do que é arrecadado volta ao povo em obras e programas sociais, mas o grosso é para pagar essa dívida. Coisa de cinco a dez bilhões por mês, no mínimo.
– Por que a dívida é tão alta?
– Para enriquecer os banqueiros, que mandam no Brasil, repartindo o poder com as multinacionais, máfias e ruralistas. Mas o Brasil nunca paga a dívida, porque eles não querem que o Brasil pague. Só cobram uma parte dos juros e assim a dívida continua crescendo. É por isso que pagamos cada vez mais. É idiotice, mas elegemos nossos governantes e representantes para fazer assim.
– Mas por que os banqueiros mandam no Brasil?
– Porque o capitalismo domina o Brasil e o mundo, com seu imperialismo. Capitalismo é um jeito maroto de fazer os outros trabalhar e você ganhar mais que eles, que não fazem nada. Imperialismo é um país rico achar que é melhor que um país pobre e escravizar o povo do país pobre.
– Porque o capitalismo e o imperialismo dominam o mundo?
– Porque tem babaca como eu que fica de braços cruzados, só pagando impostos, sem fazer nada pra mudar...

**

O jeito é sair do sufoco dessas perguntas impertinentes e entrar na carreata de protesto contra o aumento da gasolina. Marcho indignado para o posto, onde vou buzinar e gastar mais gasolina a cada aceleração.

“Por que protestar no posto?”, imagino meu filho perguntando. Pura covardia: se for protestar nos palácios, nossos “líderes” mandam a PM me descer a borracha. Dono de posto não quer perder cliente: ouve e fica quieto.

Epa, lá vem meu filho correndo atrás do carro para me fazer mais uma pergunta incômoda:
– Pai, por que o lotação é tão caro?...
__________________

*O jeito russo de beber é pela boca. O jeito alemão me deixa ruborizado quando tento explicar como é... Mas é o seguinte: nas lojas de inconveniências, as garotas sugam o álcool pelas partes pudendas da frente e os marmanjos pelos fundilhos
 

4 comentários:

  1. É lamentável perceber que nem protestar algumas classes sabem e acabam indo na contramão... mesmo assim valeu a intenção de protestar.
    Marcos Machado

    ResponderExcluir
  2. Quase concordo com você. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. os postos podem até não ser o melhor alvo para o protesto mas já ajuda para mostrar a indignação da população e serve de estopim para protestos inteligentes, organizados e pacíficos. A quanto tempo não se via uma mobilização deste tipo? o governo alega que o preço é culpa do mercado, então vamos cobrar o mercado e eles cobram os governantes e assim a bola vai rolando. Eu espero e torço para que não pare por ai, apoio completamente #PrecoJusto e #NaMesmaMoeda

    ResponderExcluir
  4. Interessante visão da situação, compartilho minha análise do #NaMesmaMoeda: http://www.tsavkko.com.br/2011/05/o-namesmamoeda-e-saga-dos-protestos.html

    ResponderExcluir