terça-feira, 9 de agosto de 2011

Javi Poves, o "anarco-beque"

Javi Poves posa com torcedor do Gijón (foto: El País)
"Em vez de hostilidade pelas ruas, o que se deve fazer é ir aos bancos e queimá-los. É preciso cortar cabeças. A sorte dessa parte do mundo é a desgraça do resto". Essa frase – tão atual nessa onda de protestos e crise por países europeus – foi dita por um jovem espanhol com uma história interessante que até pouco tempo fazia parte de um meio onde não se tem por costume a propagação de frases nesse tom.

Pode parecer estranho que essa frase tenha surgido de um então personagem do futebol, que vive seu momento de espetáculo – não pelas belas jogadas dos raros 'neymares da vida' – mas pela espetacularização comercial das mega-transações de cifras astronômicas, patrocínio de grandes multinacionais, sem dúvida um dos negócios mais lucrativos do mundo. Sem falar dos escândalos de corrupção e o verdadeiro assalto ao erário público. Com a palavra os dinossauros da Fifa e o 'intocável' Ricardo Teixeira...  

Mas a estranheza do primeiro momento da frase acima vai embora se analisarmos o 'histórico' do autor da convocação inflamada. Trata-se do jovem Javi Poves, 24 anos – de carreira promissora no 'esporte bretão' – mais que largou a bola por estar na contramão de toda a lógica atual de sua então profissão. 'Cria' das categorias de base do Atlético de Madri, o rebelede zagueiro jogou apenas uma temporada da Liga Espanhola antes de largar o esporte, decisão tomada no fim de julho. Disputou a temporada 2010-2011 pelo Sporting Gijón. 

A decisão pegou de surpresa muitos comentaristas esportivos do país campeão mundial de futebol, mas parece não ter surpreendido companheiros de clube que sempre consideraram o 'bequão' meio estranho. Imagine a reação da 'boleirada' ao ver o zagueiro central lendo o extenso O Capital, de Karl Marx, durante a concentração para uma partida. Pois é assim que o jogador passava os tempos que antecediam as partidas: lendo livros sobre política e teoria econômica.

O que dizer então do episódio do pagamento de um de seus salários. Ao entrar no escritório financeiro do clube, Poves pediu que seu salário fosse entregue pessoalmente em mãos, sem depósito bancário. Questionado, disparou: "Não quero que especulem com meu dinheiro por um segundo qualquer. Não penso em usar um banco". Em outra oportunidade dispensou um carro de premiação afirmando que já teria carro e não necessitaria de mais um.

Mas a declaração de Poves que mais chamou a atenção deste blogueiro foi referente ao M-15 – movimento nascido em 15 de maio na Espanha por meio de jovens nas rede sociais que ficaram conhecido como os 'indignados espanhóis'. A leitura de Poves sobre o movimento é interessante. "O movimento foi criado pelos meios de comunicação com o propósito de canalizar o mal estar social que poderia se converter numa perigosa e incontrolável reação popular contra o sistema para uma mudança mais radical do capitalismo", disse o futebolista que desacredita que 'vias pacíficas' possam promover transformações mais radicais no atual sistema.

Essa leitura de Javi Poves me remeteu a recente artigo sobre protestos deslocados escrito aqui nesse Sítio intitulado: "Cansei... de samba midiático atravessado"

Poves se desligou e rescindiu o contrato com o Gijón no fim de julho às vésperas da pré-temporada. O jogador anunciou que se dedicará aos estudos e pretende formar-se em história. Ideologicamente, Javi Poves também dispensa rótulos: "Me perguntam se sou de direita ou de esquerda. Não sou nada, sou anti-sistema, sou antitudo isso".

E completa: “Quero conhecer o mundo de verdade, saber o que há. Não quero viver prostituído como 99% de todas as pessoas. Se não posso ter uma vida limpa na Espanha, que eu tenha na Birmânia ou onde quer que seja”. Mais uma frase surreal no mundo superficial e sedutor dos garotos-propaganda de cabelos espalhafatosos e chuteiras multicoloridas.

2 comentários:

  1. Pois é, dentro do mundo ilusório das grifes e da alienação, o cara preferiu se mandar.

    ResponderExcluir
  2. GENIAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VAMOS COLOCAR OS IDOSOS NA CADEIA ...
    UMA IDEIA A EXPLORAR?

    Veja no http://vindodospampas.blogspot.com/

    ResponderExcluir