sábado, 13 de agosto de 2011

Estudantes 'indignados' protestam no Calçadão

Muito longe de ser um M-15 (Movimento 15 de Maio) espanhol, os 'indignados' gregos ou palestinos ou ainda os anarco-punks de Londres – que organizaram manifestações via rede sociais na Zona do Euro – alguns jovens de Cascavel também organizaram uma espécie de movimento popular com conclamação digital e saíram às ruas para protestar neste sábado de 30 graus.

O grupo de aproximadamente 30 estudantes – entre secundaristas e universitários - aparentemente alheio a brigas políticas esteve no Calçadão com faixas e cartazes tendo como alvo o prefeito Edgar Bueno (PDT) e o 'G-10' - não o grupo rival do prefeito - mas a dezena de vereadores que foi contra a investigação – por meio de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Cascavel.

Com nariz de palhaço e outros adereços, os jovens recolheram  assinaturas pedindo a abertura de investigação no Legislativo para serem levadas ao Ministério Público. Vale lembrar que, apesar de não ser instaurada a CPI – a Investigação Já está acontecendo por meio do MP e a Polícia Federal e, caso acatadas as denúncias, os mesmos legisladores que recusaram a investigação preliminar deverão 'repensar' seus posicionamentos, pois o próprio MP solicitará a abertura do processo investigatório a respeito das suspeitas de irregularidades na compra de uniformes escolares.

Mesmo sendo aparentemente apartidário, alguns políticos marcaram presença no ato – entre eles os quatro vereadores que votaram a favor da investigação: Julio Cesar Leme da Silva, Leonardo Mion, Otto dos Reis e Paulo Tonin. Eles relataram a esse blogueiro que não tinham qualquer envolvimento com a ação, mas que decidiram "dar uma força ao movimento independente". Também estava sendo esperada pelos estudantes a presença de representantes da ONG Observatório Social, mas estes não apareceram no ato.

Os próprios organizadores reconheceram a baixa adesão ao movimento, pois eram esperadas centenas de pessoas no protesto conforme indicava a convocação via rede social. Essa adesão diminuta pode ser explicada pelo que se transformou todo esse pedido de investigação contra Bueno, ou seja, a atitude do grupo de partidos que já foi chamado de 'G-10' e depois ficou conhecido como 'frentona'.

O palanque que se tornou o imbróglio fez com que a ação perdesse credibilidade ao ponto de se transformar num barraco entre o atual prefeito e o ex-prefeito e empresário da comunicação Jacy Miguel Scanagatta, com direito a bate-boca e gravações irregulares ao melhor estilo Rupert Murdoch. Para não ficar atrás, o prefeito enviou uma espécie de 'araponga' para filmar o ato da rapaziada no Calçadão.

Infelizmente esses setores da elite – entre acusados e acusadores – que já estiveram lado a lado, mas que decidiram brincar de gato e rato numa espécie de faroeste onde não existem mocinhos, conseguiram transformar aquilo que poderia ser um movimento genuinamente popular em algo de pouca voz e restrito, pois os próprios estudantes tiveram suas motivações sendo alvo da desconfiança de alguns.

Abaixo algumas imagens do ato no Calçadão de Cascavel deste sábado.


5 comentários:

  1. Parabéns pela matéria. embora não acredite que abaixa adesão no manifesto foi motivada por denuncias de envolvimento político e digo mais conseguimos fazer barulho não perdemos a voz e vamos continuar vamos buscar as denuncias não esperar que elas apareçam o problema de cascavel é que os eleitores precisão ser mais conscientes quanto ao seu dever cívico.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que vocês devem continuar o movimento que vocês iniciaram e sempre reafirmando compromissos e, sobretudo, independência. Ele deve - inclusive - se somar a outras lutas de nossa sociedade se possível.

    Realmente é preciso despertar essa consciência - não somente na condição de "eleitor" - mais como cidadão de uma maneira geral, como trabalhador que se entende como classe.

    Quanto a baixa adesão foram algumas declarações que colhi no local de alguns estudantes que esperavam mais pessoas. Infelizmente camarada - em virtude de nossa "tradição" - algumas rixas entre políticos que sempre estiveram ao mesmo lado acabam sempre ganhando mais holofotes que as ações populares. E isso pode ter refletido de alguma maneira - ainda que vocês estejam alheios.

    O que temos que ter é a consciência que nossa luta é diária, quando tentamos mudar nosso cotidiano e que a cidade é bem maior que essa baixaria protagonizada nos últimos dias por grupos da elite de Cascavel que hoje parecem estar em lados opostos.

    Abraço e obrigado pelo "feedback".
    A porteira do Sítio está aberta!

    ResponderExcluir
  3. è de fato precisamos mudar a mentalidade da população de cascavel.

    sim a idéia é entrarmos em qual quer e toda luta contra a omissão a corrupção e todo e qual quer crime que lese a população de cascavel e não só cascavel afinal todos somos paranaenses e brasileiros.

    eu é que agradeço a força precisamos mostrar que por mais tímida que tenha sido a voz ela estava la e vai ganhar força.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Cidão (Carcará) pela presença constante no Sítio! Abraço

    ResponderExcluir