segunda-feira, 23 de abril de 2012

Revolução dos Cravos é tema de palestra-espetáculo

Nesta quarta-feira, dia 25 de abril de 2012, completam-se 38 anos da 'Revolução dos Cravos', movimento que ocorreu em Portugal no ano de 1974. Comandada por jovens militares de baixa patente, muitos inspirados em ideais democráticos e socialistas, essa revolução derrubou a ditadura fascista do 'Estado Novo', inaugurada por Oliveira Salazar em 1933 e que teve sequência com Marcelo Caetano.

Esse período histórico dos 'patrícios' será tema da palestra e espetáculo musical "38 anos da Revolução dos Cravos em Portugal: 25 de abril sempre!", nesta quarta-feira (25), a partir das 19h30 no auditório da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). O palestrante será o professor Alexandre Fiuza, doutor em História Contemporânea.

Assim como na palestra "O Golpe de 64 e os Golpes Contra a Memória", realizada no dia 30 de março, sobre o golpe que instaurou uma ditadura civil-militar no Brasil, o professor Alexandre terá a companhia do quarteto de músicos: Ana Carolina Noffke, Cristini Colleoni, Giovani Pinheiro e Sil Vaillões, além de Leo Mariani e Ricardo Denchuski.

Primavera libertária

O nome da revolução portuguesa é inspirado na atitude da juventude portuguesa, que colocava cravos e flores nos fuzis dos soldados em comemoração a restauração da primavera democrática, libertária e anti-colonialista no país.

Esse acontecimento é tema do filme 'Capitães de Abril' e inspirou várias canções. Podemos esperar no espetáculo na Unioeste clássicos como 'Grandola, Vila Morena', do compositor português Zeca Afonso. Abaixo outra canção inspirada na Revolução dos Cravos; 'Tanto Mar' de Chico Buarque de Hollanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário