quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mr. Gonzo e os "anjos do inferno"


Edição da Conrad (2007)
"Eu havia me tornado tão envolvido com os foras da lei que não tinha mais certeza se eu estava pesquisando sobre os Hell’s Angels ou se estava sendo lentamente por eles absorvido". A frase é do genial Hunter S. Thompson, o criador do Gonzo Jornalismo, referindo-se ao seu livro: Hell’s Angels.

Nesta quarta-feira, dia 27 de julho, quando é lembrado o Dia do Motociclista, o Sítio sugere essa leitura, considerada indispensável na despretensiosa opinião deste blogueiro. O livro, de 1967, é o primeiro publicado por Thompson, que já tinha uma carreira consolidada como jornalista.

Ele estava morando em San Francisco, onde conheceu os membros da famosa gangue de motociclistas fora-da-lei. O editor da publicação esquerdista The Nation pediu a Thompson para fazer uma reportagem sobre o fenômeno das gangues de motociclistas, e o resultado foi o livro Hell´s Angels.

Hunter passou todo o ano de 1966 convivendo com membros dos Hell’s Angels e produziu um retrato brutal, completo, sociológico, antropológico, psicológico e político do fenômeno das gangues de motociclistas, seus problemas com as autoridades, seu envolvimento com a contracultura da época e o tratamento dado pela grande mídia americana.

Na época, a obra de Hunter Thompson causou polêmica pela subversão do tema e, especialmente, pela naturalidade e passividade que o autor tratou das bebedeiras, estupros, pilhagens, brigas e espancamentos, além de gosto peculiar pelo proibido.

Assim como descrito na frase de Thompson no primeiro parágrafo, o Mestre Gonzo literalmente inseriu-se no evento narrado por ele. O resultado foi um livro-reportagem que se tornou um clássico do novo jornalismo (new journalism), não recomendado a "cidadãos de bem e arautos da moral".

No Brasil, o livro foi lançado com o nome Hell's Angels: Medo e Delírio Sobre Duas Rodas, em 2007 pela editora Conrad e, no ano passado, pela editora L&PM Pocket


Abaixo outra pérola: clipe da música Orgasmatron do Motorhead com imagens raras dos Hell’s Angels e seu líder-fundador Sonny Barger.


3 comentários:

  1. Excelente, meu velho!
    Esse 'está na fila' para ser lido.
    De Hunter Thompson o que li e recomendo também é o 'Medo e Delírio em Las Vegas'.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo livro!! vale a pena..
    Hunter Thopson, o maior cara de pau sobre duas rodas!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Júlio tudo bem?
    Meu nome é Riquieli sou do MST, vi a matéria que foi feita do acampamento 1º de Agosto: sete anos de ocupação, gostei bastante... Esse é meu e-mail riquieli@mst.org.br, gostaria que você me escrever para conversarmos um pouco...

    Abraço

    ResponderExcluir