quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jornalistas fazem dia de mobilização em Cascavel

Jornalista Fábio Conterno fez uso da Tribuna da Câmara (foto: Edson Mazetto)
Jornalistas de Cascavel realizaram na terça-feira (5) um dia de mobilização no "velho oeste". A ação foi promovida pela Subseção Regional do Sindijor (Sindicato dos Jornalistas do Paraná) e contou com a participação de sindicalizados, não-sindicalizados e acadêmicos, que entenderam a mensagem que as demandas da categoria atingem toda a coletividade. 

A realidade de boa parte dos profissionais da área e a maneira como o "baronato midiático" trata aqueles que são responsáveis por seus números de lucratividade foi exposta por meio de uma panfletagem e uma exposição na Câmara de Vereadores. 

Pela manhã, os jornalistas estiveram no Calçadão da área central da cidade. Por lá, entregaram à população um informativo contendo detalhes da atual negociação da data-base da categoria (de outubro de 2010) que se tornou uma espécie de "novelinha mexicana" em virtude da intransigência da "patronage" que há nove meses recusa-se a conceder nada além da inflação do período calculada em 4,68%.

Vale lembrar que a categoria completa este ano, 15 anos sem aumento real, período ao qual no máximo ela vem empatando com a inflação – aquela medida por institutos, não a que insere nas gôndolas dos supermercados e que está bem longe desse cálculo de 4,68%. 

Além disso, o panfleto expôs situações que jornalistas de Cascavel e região precisam conviver diariamente como: acúmulo de funções, jornada excedente, horas-extras não pagas, falsos estágios, desrespeito ao piso salarial, além de pressões que vão desde ingerência política até assédio moral. 

No período da tarde, as reivindicações ganharam voz na Câmara de Vereadores, por meio do uso da Tribuna do Povo pelo vice-presidente regional, Fábio Conterno. “Estamos fazendo o uso desse espaço público para expor a situação da categoria e o impasse ocasionado pela intransigência dos donos dos meios de comunicação que se recusam a fechar nossa Convenção Coletiva com nada além da reposição da inflação”, destacou Conterno. O jornalista também lembrou a desvalorização salarial com o passar dos anos e a redução do poder de consumo da categoria.

Após a explanação do jornalista na Tribuna – como de praxe no "rito legislativo" – a palavra foi aberta aos vereadores, que preferiram manter-se silenciados e não fazer nenhuma menção a luta da categoria. Nada a estranhar, afinal, deu para contar com os dedos de uma única mão àqueles que estavam realmente prestando atenção na fala do representante do sindicato. 

A reação dos edis chamou a atenção de alguns jornalistas que acompanhavam a sessão. Vale lembrança de momentos em que os políticos convocam coletivas para repassar algumas situações, oportunidades que os jornalistas estão de prontidão, porém na hora que os representantes foram "convocados" a entrar num debate da categoria, o feedback não foi o mesmo e a resposta foi um silêncio bucólico.

Para não ser de todo injusto, vale agradecer o espaço da tribuna pública. Emissoras de televisão e rádio também acompanharam a explanação do representante do sindicato da categoria, grande parte com microfones e câmeras desligadas, afinal, a nós é permitido dar voz a quase todas categorias de trabalhadores, com exceção a nossa é claro. Por motivos e razões óbvias!


* Agradecimento aos CHEFES DE JORNALISMO das emissoras de televisão RPC e Tarobá que receberam na manhã de quarta-feira (6) um representante do sindicato e permitiram a panfletagem em suas redações. O mesmo não pode ser dito da CATVE...

Panfletagem foi realizada no Calçadão da Avenida Brasil

Um comentário:

  1. Estarei lá com toda certeza. É um convite e tanto. Pode contar comigo. Tenho algumas críticas a apresentar também. Abraços

    ResponderExcluir