sábado, 2 de maio de 2015

Jornalistas promovem ato público contra perseguição à categoria no Paraná

Caminhada do Primeiro de Maio em Curitiba [foto: Manoel Ramires]
Neste domingo, 3 de maio, data que marca a comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, jornalistas paranaenses farão uma manifestação pública em Curitiba em defesa da categoria que vem sofrendo com perseguições e ameaças pelo Estado. O ato, organizado pelo Sindijor-PR (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná) e pelo Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, acontecerá na Feira do Largo da Ordem, a partir das 10 horas.

Na oportunidade será lançada a campanha "BASTA: Chega de perseguição à jornalistas". Os trabalhadores irão vestir preto em luto e repúdio às tentativas de cerceamento o livre exercício profissional. Serão distribuídos panfletos a população e camisetas à categoria.


"A liberdade de imprensa é um direito dos jornalistas de fazer circular livremente as informações, um pressuposto para garantir a democracia. O contrário dela é a censura que limita o poder de ação da imprensa de acordo com seus interesses particulares", comenta Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor-PR.


Nesta sexta-feira, 1º de maio, jornalistas também foram as ruas e participaram das manifestações em defesa dos trabalhadores, somando-se na luta dos servidores estaduais contra agressões e perseguições. Eles se juntaram aos servidores na caminhada e no ato no Centro Cívico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário